No dia 16 deste mês recebi um e-mail, igual a tantos outros a ela à solidariedade natalícia. Por acaso, li ate é ao fim:
Desculpem esta mensagem brutal mas não baixarei os braços! O meu irmão Diogo está com uma leucemia aguda. (...). Está internado desde 20 de Novembro. O meu irmão DIOGO precisa de sangue O Negativo. O Diogo está a receber plaquetas mas, como não há muito disponível, têm que dividir pelos doentes.
PEÇO-VOS A TODOS que se ENCHAM DE CORAGEM e DÊEM SANGUE. (...) Mesmo os que não têm este tipo de sangue, servirá para os outros doentes. Agradeço que passem esta mensagem a todos os vossos contactos.
Fiquei impressionada pelo tipo de sangue - O Negativo - é raro e só recebe do próprio. É o meu tipo de sangue.
Perguntei à minha amiga se o e-mail seria verídico e ela disse que o primo da pessoa que estava internada era conhecido da tia dela... Avancei! Contactei o autor do e-mail e prontifiquei-me a fazer as análises e a respectiva recolha para doação.
Hoje tive resposta dele: Agradeço o seu mail. Infelizmente o meu irmão faleceu no passado dia 8. Por ter acompanhado, sei que o IPO está com pouco sangue, pelo que se puder dar sangue poderá fazê-lo em qualquer dia da semana, das 9h às 16h, excepto aos domingos e feriados (sábados das 9h às 11h). Caso tenha alguma dúvida ou necessite de mais algum esclarecimento, poderá contactar-me.
A sensação de ler isto foi péssima… Achar que não cheguei a tempo de alguma coisa…Qualquer coisa... É como estar confiante à espera do comboio e dizerem-nos que o último já passou e não há mais… sim, porque aqui não há mesmo mais… O Diogo agora é uma estrela…
De coração pequenino respondi: Lamento imenso... Ler as suas palavras foi uma sensação horrível! Não sei o que dizer nem consigo descrever o que sinto.
Quero agradecer-lhe a si que divulgou o caso do Diogo, e ao próprio (onde quer que esteja) por me ter despertado para uma realidade tão assustadora.
Sei que não existem palavras que o possam confortar neste momento, bem como à restante família e amigos, mas desejo a todos, do fundo do coração, força e coragem para continuar…
Um abraço.
A quem nos lê... não percam o comboio...
Arrepiei-me!
Despertaste-me tb p uma realidade desconhecida para mim...
Vou tentar ainda apanhar o comboio.
Beijinhos nossos e até logo
O- é como o meu... Eu sou doadora há uns anos pois tb já andei no IPO!
As pessoas nem tem noção de como podem ajudar e marcar a diferença absoluta.
Fizeste a tua parte e o destino já estava traçado!
Doeu a ler o teu mail!!!!Imagino como ficaste!
Bjocas
Bjokas!!
Arrepiei-me toda :(