terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Natal, etc. e tal…

O Natal por cá, ou melhor, por “lá”, foi muuuito bom! Foi, na verdade, um Natal feliz, cheio de sorrisos, boa disposição, energia positiva e muito, muito amor no ar!

São muitos o Kms para “lá” chegar, muito medo da estrada, muito gelo e frio, mas chegámos bem :-)

Os dias que “lá” passámos foram fenomenais! Os sogros bem-dispostos, felizes por terem os 4 filhos, as noras e os netos todos juntos este ano. A casa é grande, confortável e pensada para uma família grande. Foi mesmo muito bom!

Na noite da consoada, o avô vestiu-se de Pai Natal, e excitação foi tanta que a Gajita nem o reconheceu. Ficou petrificada, incrédula e até receosa… Aquele senhor assim sem mais nem menos na nossa casa a distribuir presentes… daquela é que a Gajita não estava á espera – hehehe – o máximo!

Adorou os presentes: o computador da Barbie, a mochila da Hello Kitty, os ténis da Minie, os bebés… tudo! Cada presente era um sorriso ainda mais rasgado que outro... linda!


Para cá passámos pela Serra da Estrela, tivemos neve com muito vento à mistura, o que nos impediu de brincar. A Gajita ficou um bocadinho triste e prometemos voltar quando estivesse um dia bom.



Outras coisas que aqui não foram registadas (por falta de tempo), é que a festa de Natal da escolinha da Gajita correu lindamente! Ela cantou uma música linda, com uma coreografia que mais tarde nos ensinou em casa.

No mesmo dia (18/12) fomos a um centro comercial e adivinhem quem lá estava… o Pai Natal, claro! A Gajita perdeu a vergonha e tirou uma foto linda com o Sr. De Vermelho :-)


Agora para quem nos acompanha, um grande xi-coração (daqueles veradeiroa e bem apertados). Espero que o Natal tenha sido recheado de muita tranquilidade e amor. Estar junto de que amamos é, de facto, o melhor desta vida!!!

** Gaja //

PS - Não me esqueci de um desafio que tenho por aqui na blogosfera ;-)

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal 2009



Um xi-coração muuuito apertado e um beijo do tamanho do mundo, é o que aqui deixamos a todos os que nos querem bem!


Que esta noite seja de paz, amor e alegria, junto dos que mais amam!

Parece lamechas, mas é do fundo do coração :-)

FELIZ NATAL

sábado, 19 de dezembro de 2009

Foi logo de manhãzinha! Acordámos cedo, levámos a Gajita à avó e fomos os dois direitinhos ao Instituto Português do Sangue.

Eu estava um bocadinho nervosa mas cheia de coragem. Ele bastante calmo mas indeciso na dádiva porque tem pavor de agulhas. Como ele já deu sangue há uns anos atrás, convencê-lo até nem foi difícil.

Lá entrámos, preenchemos o questionário e ele entrou logo no gabinete médico. Assim que saiu, entrei eu… ansiosa… nervosa… mas com uma vontade enorme e um orgulho imenso em estar ali.

Ainda eu estava a meio da entrevista médica, já ele estava deitado, calmamente a fazer a doação. Fiquei muito feliz porque a minha Paixão conseguiu!

Terminada a minha entrevista, o resultado foi… Hemoglobina baixa, Glicemia baixa, tensão baixa… histórico “sensível”: meningite e pré-eclâmpsia. Conclusão: Não posso dar sangue.

Fiquei triste… Tão triste que até chorei. Senti-me pequenina, impotente, fraca e sem valor. Tenho um sangue tão raro e tão necessário a tanta gente e não o posso dar… Fiquei mesmo muito desgostosa…   :.-(

Valeu-me ter visto a minha Paixão! Estava empenhado, com um sorriso lindo cheio de vontade. Sempre que ele voltar eu vou também. Vou tentar sempre.

Um dia vou dar sangue!


quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Agora ele é uma estrela

No dia 16 deste mês recebi um e-mail, igual a tantos outros a ela à solidariedade natalícia. Por acaso, li ate é ao fim:

Desculpem esta mensagem brutal mas não baixarei os braços! O meu irmão Diogo está com uma leucemia aguda. (...). Está internado desde 20 de Novembro. O meu irmão DIOGO precisa de sangue O Negativo. O Diogo está a receber plaquetas mas, como não há muito disponível, têm que dividir pelos doentes.

PEÇO-VOS A TODOS que se ENCHAM DE CORAGEM e DÊEM SANGUE. (...) Mesmo os que não têm este tipo de sangue, servirá para os outros doentes. Agradeço que passem esta mensagem a todos os vossos contactos.

Fiquei impressionada pelo tipo de sangue - O Negativo - é raro e só recebe do próprio. É o meu tipo de sangue.

Perguntei à minha amiga se o e-mail seria verídico e ela disse que o primo da pessoa que estava internada era conhecido da tia dela... Avancei! Contactei o autor do e-mail e prontifiquei-me a fazer as análises e a respectiva recolha para doação.

Hoje tive resposta dele: Agradeço o seu mail. Infelizmente o meu irmão faleceu no passado dia 8. Por ter acompanhado, sei que o IPO está com pouco sangue, pelo que se puder dar sangue poderá fazê-lo em qualquer dia da semana, das 9h às 16h, excepto aos domingos e feriados (sábados das 9h às 11h). Caso tenha alguma dúvida ou necessite de mais algum esclarecimento, poderá contactar-me.

A sensação de ler isto foi péssima… Achar que não cheguei a tempo de alguma coisa…Qualquer coisa... É como estar confiante à espera do comboio e dizerem-nos que o último já passou e não há mais… sim, porque aqui não há mesmo mais… O Diogo agora é uma estrela…

De coração pequenino respondi: Lamento imenso... Ler as suas palavras foi uma sensação horrível! Não sei o que dizer nem consigo descrever o que sinto.

Quero agradecer-lhe a si que divulgou o caso do Diogo, e ao próprio (onde quer que esteja) por me ter despertado para uma realidade tão assustadora.

Sei que não existem palavras que o possam confortar neste momento, bem como à restante família e amigos, mas desejo a todos, do fundo do coração, força e coragem para continuar…

Um abraço.

A quem nos lê... não percam o comboio...

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Querido Pai Natal:

O meu nome é Gajita e tenho 3 anos. Sou uma menina muito reguila mas muito bem-educada, digo sempre “ obrigada e ”por favor”.

À mesa eu sempre comi sozinha, mas agora já começo a usar faca. Uso uns talheres especiais e coloridos.

Como sempre tudo e às vezes até peço mais. Gosto muito de sopa, fruta e iogurtes.

Este ano dei brinquedos que já não usava para outros meninos e já não uso fralda nem de dia nem de noite.

Já quase que sei escrever o meu nome.

Como estou a ficar crescida, estou a tentar portar-me sempre muito bem. Às vezes não consigo e a mamã ou o papá põem-me de castigo.

Para este Natal, eu gostava muito de receber:

• Telemóvel da Barbie;
• Computador da Barbie;
• Ténis da Minie;
• Relógio das Princesas Disney;
• Bebés para brincar;
• Pinturas para fazer desenhos;
• Uma saia cor-de-rosa;
• Calças da Hello Kity.

Estes são os presentes que eu mais quero. Espero que consigas trazer tudo e não te esqueças dos outros meninos.

Junto a esta carta está um desenho que fiz para ti com muito carinho.





Um grande beijinho para ti e para todos os que te ajudam a fazer os presentes,

Gajita e Família,
Natal 2009

sábado, 12 de dezembro de 2009

Esta foi-me contada pelo T., o marido da directora da escolinha… Já era fim do dia e os pais começavam a chegar para recolher a criançada. A Gajita chamou o T. começou o diálogo:


Ela: Oh T. anda cá que eu pâciso de falar contigo.
T: Sim, diz o que é.
Ela: Num pode chêle aqui, vamos à cojinha convechár.
T: Ai sim? Mas o que se passa?
Ela: Anda lá que eu pâciso muuuuito de falar contigo…
T: Está bem, vamos à cozinha.

Chegados à cozinha, a Gajita faz-lhe um ar bastante persuasor, com os olhinhos de lado e sorriso matreiro e diz:

Vá… dá-me lá um bocadinho de pão, por favor…

Bom fim-de-semana :-)

** Gaja //

A registar: Hoje faz 1 ano o "princeso" mais lindo do muuundo! O nosso sobrinho Tiago :-)

Os tios e a prima, desejam-te as maiores felicidades. Que a vida te presenteie sempre de coisas boas e muita força para saltar por cima de algumas "pedritas" que possam surgir. Que o Amor te encha o coração e realizes sempre os teus sonhos. Adoramos-te!
Feliz Aniversário, Princeso!  :-)

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Ai que vontade...


Verdade seja dita que a minha gravidez não foi nada fácil. Vomitei do princípio ao fim (mesmo!), fiquei brutalmente inchada, engordei 19Kg… e já para não falar da pré-eclâmpsia…


Sim, tudo isto é verdade, e uma gravidez para mim é sempre correr risco de vida – desta vez conscientemente o que eu acho que é pior – mas quero tantooooo!!!   :-)

Tenho taaaantas saudades da barriga, de sentir o bebé, da emoção a cada ecografia, as roupas que eu vestia, o corpo a mudar, as sensações… ai-ai… Apetece-me… mas (aiiiinda) não pode ser!

** Gaja //

PS - Espreitem lá em baixo na barra lateral direita. Eu adorei! A sério :-)

sábado, 5 de dezembro de 2009

Um bocadinho de Gajita


Dicionário “Gajita-Português” e tempos verbais:

  • Tilijão – Televisão;
  • Mámofada – Almofada
  • Estoagia – Fotografia
  • Contador – Computador
  • Espintiada – Despenteada
  • Pitixina - Plasticina
  • Eu fazi – Eu fiz
  • Ela fazeu – Ela fez
  • Eu di – Eu dei
  • Eu ovo – Eu oiço

Saídas…
  • Estou a arrumále isto puque não há espaço, putanto espélas, tá bem?
  • Eu tô a dizêle que tens que potále bem, senão eu não sei não…
  • Eu tô fáta que o Becas (o gato) ande a comêle a fitas dos pâsentes! Eu tô fáta! Aiiii…
  • As minhas botas não são como as tuas, mamã; as tuas têm um pau (salto).

Adora…
Verde / Cartar / Dançar / Beijos / Abraços / Cócegas / Saias / Botas / Ganchos / Tranças / Totós / Pão / Bacalhau / Arroz / Iogurtes / Fruta / Canja / Água / Lavar os dentes / Tomar banho / Desenhar / Pintar / Plasticina / Fazer tudo sozinha / Barbie / Hello Kitty / Minie / Princesas Disney / Formigas / Bichos-de-conta/ Marias Café / E mais… muito mais…


Detesta…
Que a apertem / Que a contrariem / Ananás / Clara de ovo / Arroz doce / Gola alta / Azul-escuro (é de menino) / Cogumelos / Ir dormir (só mais 10 minutos) / Que os filmes acabem…



 ...é linda!


Entretanto, não tem nada a ver mas… Pode ser que o pai Natal se lembre que cá por casa não se fazem fritos, apenas e só, pelo excesso de gordura. Diz que esta é saudável :-D



- 1 Kg de batatas fritas deliciosas com 1 colher de qualquer óleo -
** Gaja //

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

...estou cheia de sono

... até amanhã...


** Gaja //

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Assim é mais fácil


...às cores :-)


A ideia não é original, mas dá um jeitão!

Não só para a gajita saber onde é que é “aquele” lixo, mas também para o papá deixar de ter dúvidas entre o azul e o amarelo.

** Gaja //

(clicar para aumentar)

sábado, 28 de novembro de 2009

Eu conto com o Continente


... mas nem tanto!


Numa tarde normal de trabalho (não, não foi esta semana), recebo um telefonema do infantário. É óbvio que assim que vi número no telemóvel pensei em febre, dores de barriga, ter que ir buscá-la…

Atendi… claro que era a Educadora…

Eu: Tou?!
Educadora: Olá boa tarde, está tudo bem?
Eu: Sim… Olá… e por aí? Tudo bem com ela? Aconteceu alguma coisa?
Educadora: Não aconteceu nada, ela está óptima! Olhe… você está a trabalhar?
Eu: Sim, estou… porquê? É preciso ir buscá-la, por algum motivo?
Educadora: Não, não. Diga-me uma coisa… Sabe as botas que comprou para ela? Eu gostei muito delas e queria comprar umas para oferecer. Tem aí algumas que me possa guardar?
Eu: Como… Não estou a perceber… Eu comprei as botas no Continente.
Educadora: Pois, por isso é que eu estou a ligar, porque já fui ao Continente “dali” e não há, podia ser que houvesse nesse onde você trabalha.
Eu: Pois… mas eu não trabalho no Continente… LOL

Explicação

Para a Gajita, o mundo (além dos brinquedos) é no Continente. Se alguém lhe gaba alguma coisa, ela faz questão de dizer que foi a mamã que comprou no Continente, mesmo que a compra não tenha sido lá, nem tenha sido eu a dar-lha.

Se lhe perguntarem onde vamos è compras ela responde no Continente. Lá lhe devem ter perguntado onde trabalhava a mamã e ela deu a resposta do costume: no Continente!

** Gaja //

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Dále munto amôle...


Como gaja que é, a gajita cá de casa tem por hábito ajudar nas tarefas domésticas. Uma das coisas é tirar a loiça da máquina. Ela vai colocando a loiça em cima da bancada e eu arrumo nos armários mais altos.

Ontem, ao tirar da máquina uma caneca de chá exclamou Mamã, é igual à ôta pacanina do café. Esta é a mamã e a ôta é a bebé”.

Como já nem me lembrava da chávena de café, insisti em perguntar que estava ela a falar. Sem mais foi à gaveta buscá-la e com a caneca numa mão e a chávena noutra diz…

Estas são iguales, é a mamã e a bebé e vão dále munto amôle, mua, mua, mua

Enquanto diz isto simula beijinhos sonoros entre a caneca e a chávena… que é como quem diz... entre mamã e bebé!




** Gaja //

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Bem-vindas/os


Neste cantinho vamos partilhar cenas de uma gaja com uma gajita linda.

Vamos dizer e falar (sim, são coisas diferentes… lol) sobre as cenas mais normais do quotidiano, mas que é isso mesmo que preenche a vossa vida e dá sentido ao dia-a-dia.

Espero que gostem do look! A linguagem vai ser diferente do que conheceram por outras bandas e os temas pode até ser mais chocantes.

Falaremos de trabalho, da casa, dos homens, das comichões “aqui” e “ali”.

Levantaremos temas tabu e iremos contemplar as cenas mais simples da vida.

Vamos ver no que é que dá :-)

Obrigada a quem nos acompanha!
** Gaja //

;;

Todos pensam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos...

....quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?

Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro da própria casa e recebe o exemplo dos seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive.