segunda-feira, 1 de março de 2010

Mayonese & Café

Adorei, vale a pena ler até ao fim :-)

Quando as coisas na vida parecem demasiadas, quando 24 horas por dia não são suficientes... Lembrem-se do frasco de mayonese… e do café :-)

Um professor, durante a sua aula de filosofia sem dizer uma palavra, pega num frasco de mayonese e esvazia-o...tirou a mayonese e encheu-o com bolas de golf.

A seguir perguntou aos alunos se o frasco estava cheio. Os estudantes responderam sim.

Então o professor pega numa caixa cheia de Caricas e mete-as no frasco de mayonese. As Caricas encheram os espaços vazios entre as bolas de golf

O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim

Então...o professor pegou noutra caixa...uma caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do frasco de mayonese. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam em unânime "Sim!”

De seguida o professor acrescentou 2 taças de café ao frasco e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir-se... mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes:

“Quero que se dêem conta que este frasco representa A VIDA.

As bolas de golf são as coisas Importantes como a família, os filhos, a saúde, os amigos, tudo o que vos apaixona. São coisas, que mesmo que se perdêssemos tudo o resto, nossas vidas continuariam cheias.

As caricas são as outras coisas que importam como o trabalho, a casa, o carro, etc.

A areia é tudo o demais, as pequenas coisas… Se pusesse primeiro a areia no frasco, não haveria espaço para as caricas nem para as bolas de golf.”

O mesmo acontece com a vida. Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para as coisas realmente importantes.

Prestem atenção às coisas que são cruciais para A FELICIDADE:

  • Brincar (ensinando) os nossos filhos;
  • Arranjar tempo para ir ao médico;
  • Namorar e jantar fora com o/a companheiro/a;
  • Praticar o desporto ou hobbie favorito.

Haverá sempre tempo para limpar a casa e reparar as canalizações… Ocupem-se das bolas de golf em primeiro lugar, pois são as coisas que realmente importam. Depois de estabelecidas prioridades, o resto é só areia...

Um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representava o café. O professor sorriu e disse:

"...o café é só para vos demonstrar, que não importa o quanto a vossa vida esteja ocupada, sempre haverá espaço para um café com um amigo"

** Gaja //

2 Comments:

  1. Maria-e-Mamã said...
    Adorei...5 estrelas. Palavras para quê?Beijocas
    coquinhas said...
    épa, sem duvida, muito muito correcto!! adorei! Beijos

Post a Comment



Todos pensam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos...

....quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?

Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro da própria casa e recebe o exemplo dos seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive.