segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Um dia especial

Não resisti em agendar este post para hoje… Um dia especial para ti, meu Amor!

Nos últimos dias a ansiedade tem sido liderado as tuas emoções. Perguntavas sempre se “amanhã” já era segunda-feira. Chegaste a perguntar se na segunda-feira ias acordar crescida para poderes ir para a “escola dos crescidos” :-)

Como ontem demoraste a adormecer, hoje querias dormir mais um bocadinho e por isso acordaste rabugenta. Assim que te disse que era dia de ires para a escola dos crescidos, fizeste o sorriso mais lindo do mundo e levantaste-te num instante.

Foste com uma das tuas roupas e sapatos favoritos, e arranjaste uma mochila com dois peluches (o Coelho e a Hello Kitty, que adoras). Estavas radiante. No caminho perguntavas sempre se estávamos a chegar.

Foste recebida pela tua educadora, e ao que parece o primeiro contacto foi bastante positivo. Retribuíste com um sorriso e quiseste logo ir brincar com os outros meninos no parque.

Quando eu e o papá viemos embora, já tinhas entregue os peluches à auxiliar e estavas no baloiço super divertida. Trocámos um olhar, beijos pelo ar e lá ficaste… Feliz, nas escola dos crescidos!

Boa sorte, meu amor.

Um grande beijo,
Mamã.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dadas as circunstâncias...

…vou fazer uma pausa aqui no cantinho. Apetece-me desligar alguns botões e vou começar por aqui.

A próxima semana adivinha-se difícil por antecipar duas de (merecidas) férias.

Nessa altura farei um post (gigaaante) para registar o dia-a-dia do Jorge, e depois logo se vê :-/

Espero conseguir renovar energias e livrar-me destas coisas feias e pegajosas que estão em mim - é apenas a personificação do meu estado de espírito.

Quero regressar bem e com um grande sorriso.

Até breve.

** Gaja //

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Hoje, metade do mundo estava contra mim. A outra metade concordou e aplaudiu as minhas vitórias, obrigada :-)

Em tom de suspiro... Mas que dia de merda!

Já agora, a moçoila do desenho sou eu - porque quero ser eu, o autor que me desculpe - só não tenho umas maminhas tão grandes, um rabo tão perfeito e não uso franja...

Whatever... Dei uns tirinhos, estourei uns miolos e só trouxe uns arranhões para casa.

Amanhã há mais!

** Gaja //

Dias 25 e 26: A melhorar

Pediste-me que te levasse pão de forma integral e sem côdea, uns chinelos para ires fazer fisioterapia, desodorizante que sentes falta depois do banho e ainda... gomas!

Levei-te dois sacos de gomas! Os teus olhos brilharam quando as viste. Precisei de ligar à tua mãe para saber quais eram, mas valeu só para te ver assim :-)

Conversámos imenso, estive contigo ao jantar, e quase te convenci a comer sopa. É muito importante comeres sopa, sabias? É do melhor!

Ainda assim tens comido relativamente bem, e é assim que deves continuar. Vais ficar mais forte e voltas para casa depressa, depressa.

Hoje não pude ir, mas a mamã disse-me que estavas conversador e animado. Disseste que foi a melhor noite desde que está internado; dormiste a noite toda seguida e descansaste realmente.

Agora vá... é manter o ritmo :-)

Um beijo,
Rita.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Hoje seria uma chibata!


Apetece-me barter-lhe até ver sangue...

Sim, estou com raiva!

Mas é só hoje.

** Gaja //

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pfuuu... que pivete!

Hoje no metro, estava eu a ler a minha Dabielle Steel quando se sentam duas senhoras à minha frente. Não sei qual delas cheirava mais mal...

A coisa era um misto de especiarias com naftalina e falta de banho, sendo que só uma das senhoras tinha falta de banho, mas as duas juntas... bhaaaaaaa... Solução? Troquei de lugar, claro!

Na paragem seguinte entrou uma rapariga e sentou-se no lugar deixado por mim... Resultado? Levantou-se e fez o resto da viagem em .

Logo a seguir entrou outra senhora sentou-se no lugar vago. Ela não terá estranhado porque iriam tantas pessoas de com um lugar ali? Enfim... lá se sentou e começou a ficar ar de quem ia vomitar em 30 segundos.

Ainda assim lá se aguentou e foi o resto da viagem a respirar com um lenço que tapava a boca e o nariz.

Ah, é verdade... o quarto lugar estava ocupado por um homem que dormia traquilamente, embalado pelo seu quase ressonar.

O que é que vocês julgam? Andar no metro antes das 09h da manhã não nada fácil.

Garanto!

** Gaja //

Dias 23 e 24: Dias fan-tás-ti-cos!

Ontem não estivemos juntos, mas disse-me a mamã que estavas mais bem disposto e conversador. Só nunca imaginei encontrar-te hoje tããão bem :-)

Quando cheguei estavas a comer gomas, meio que às escondidas - hehehe - depois fizeste um olhar travesso e gostaste de me ver.

Conversámos tanto, mas tanto, que nem demos pelas horas. Fizeste-me imensas perguntas sobre tudo o que aconteceu. Recordas-te de alguns episódios, mas nem sempre os consegues ligar uns aos outros. Não faz mal... é mesmo assim. Com calma e devagarinho :-)

E assim de repente... do nada... perguntas-me se a Diana sempre vai para o colégio novo. Fiquei boquiaberta... achei que nunca te irias recordar dessa conversa... Tu lembraste-te! Foi muito bom!

Entretanto apareceu a enfermeira com o teu jantar: Peixe no forno com puré, cenoura e couves de bruxelas. Ainda torceste o nariz, mas lá te arranjei o peixe a acabaste por comer bem, e sozinho!

Pediste-me que te levasse umas coisas amanhã, por isso espero encontrar-te, pelo menos, igual a hoje!

Adorei ver-te!

Um grande beijo,
Rita.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

De frente para trás…

No domingo foi o regresso de todos os elementos ao reino. O fim-de-semana prolongado (5ª a domingo) resultou num abraço esmagador da miúda gira, que me trouxe uma flor. Veio toda vaidosa com os sapatos novos que ela mesma escolheu - umas alpercatas vermelhas, muito giras por sinal.

Foram quatro dias cheios de mimos e brincadeiras do papá. Compras, passeios e muita diversão. Fotos, nem por isso; acho que só mesmo as que estão no telemóvel.

Os dias anteriores foram para mim uma verdadeira caca! A 6ª feira acabou com uma dorzinha de cabeça a querer aparecer que entretanto resolveu transformar-se numa enxaqueca. A intensidade foi 9,5 na escala de Rita - vai até 10 que é quando desmaio - Bhaaaa!

Valeu-me o remédio milagroso que me trouxe um anjo :-) Resultado: Estou ainda sob o efeito da coisa que me deixa em estado Zen e muuuuito lenta… O sono impera e se fecho os olhos 10 segundos… adormeço, literalmente…

Ainda assim já vamos no segundo round do dia, por isso mãos à obra que há muito para fazer.

** Gaja //

Dias 21 e 22: Fim-de-semana tranquilo

Este fim-de-semana estiveste bem. Comeste por ti, embora não fosse com a satisfação anterior. A mamã levou-te fruta: morangos, pêssego e meloa Gália que tu adoras!

Interessas-te mais pelo meio envolvente, já conversas com os companheiros de quarto. Gostas de ler e ver televisão. Chateiam-te as visitas barulhentas...

A fisioterapia tem tido resultados pequeninos, mas é mesmo assim. A nossa ansiedade é que quer tudo de uma vez, não é? :-)

Estás mais motivado embora existam momentos em que ficas triste e ausente. Segundo os médicos faz parte, por vezes podes perder-te nos teus pensamentos e não te lembrares de onde estás ou quem és. Estes episódios duram apenas segundos (as chamadas “brancas”) e depois os teus olhos regressam e confirmam a tua presença aqui; connosco.

Vou visitar-te nos próximos dias. Até lá falo com a mamã e espero que ela me dê sempre boas noticias!

Não te esqueças nunca que gostamos muito, muito de ti!

Um grande beijo,
Rita.

sábado, 21 de agosto de 2010

Ok...



É no minimo "estranho" chegar a casa e não encontrar
nem o meu rei nem a minha princesa...

Estou triste, pronto!

** Gaja //

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

É verdade, sou mãe de mais quatro filhos, todos eles irmãos da minha filha e um é filho dela... com o pai. Oh meu Deus... o que é que já vais nessas cabeças?

Eu explico...

Ela muito segura: Mamã, posso usar o teu  telefone? Vou telefonar à minha irmã para ela se despachar.
Eu em tom de brincadeira: Irmã? Mas tu tens uma irmã?
Ela a esclarecer-me: Sim a Joana. Ela é tua filha e do papá, só que ainda não nasceu.
Eu curiosa: Se ainda não nasceu, como é que lhe vais telefonar?
Ela a justificar-se: Porque ela está lá a brincar com o meu irmão e não podem fazer barulho, têm que ir descansar.
Eu já a estranhar: Espera... o teu irmão? Mas também tens um irmão?
Ela muito convicta: Sim, é meu filho e do papá.
Eu perplexa: O quê? Teu filho e do papá?
Ela com ar natural: Sim. Chama-se Custumes.
Eu em estado de choque: Chama-se o quê? Custumes?
Ela muito calma: Sim. Ele é o meu irmão mais novo como a Joana. Só que a a Rafaela é mais velha.
Eu boquiaberta: Rafaela? Quem é a Rafaela?
Ela explicando-se: É a minha irmã mais velha. E também é irmã do Rafael que é mais velho. Ele está a trabalhar e sai às oito.
Eu à beira de um ataque de nervos: Miúda... Tu estás bem da cabeça? Onde é que foste buscar esses irmãos todos? O que é que se passa?...
Ela a fazer-me "dhu": Estou a brincar... E tua és a mãe de todos!
Eu a rir: Menos do Costumes é que teu filho, não?
Ela: Não eu enganei-me. O Custumes é teu filho como eu. Só que é mais novo e ainda não nasceu porque primeiro vem a Joana. Percebes, mamã?

Desculpem mas... onde estão as gotas? Alguém sabe onde pus as gotas?? Tragam-me as gooooootas!

** Gaja //

Dias 19 e 20: Estás com vontade

Agora sim, vejo-te com vontade :-)

Ontem (19º dia) visitei-te e encontrei-te melhor do que estava à espera. Estavas deitado, não tinhas comido o iogurte e ralhavas com a mamã. Ai, ai...

Estás a fazer uma candidiase oral, o que dificulta a deglutição e não deixas ninguém tirar-te as impurezas. Chegaste a morder um enfermeiro e nem deixavas a mamã aproximar-se.

Depois lá te convenci, e juntos conseguimos retirar uma boa parte do que te estava a incomodar. Logo a seguir aventuraste-te com dois goles de água e tiveste sucesso.

Aproveitei para te explicar que tens mesmo de fazer um esforço para comer. Tens que tirar a sonda e recuperar o movimento de deglutir para te alimentares melhor.

Quanto mais depressa começares a comer, mais rapidamente vais para casa... Gostaste tanto da ideia que pediste à mamã que te trouxesse pêssego no dia seguinte.

Foste visitado por dois fisioterapeutas e as sessões foram de 30 a 40 minutos cada uma. O teu corpo está a acomodar-se à posição de acamado, o que não pode ser, Jorge.

Hoje (20º dia) deste um grande passo, e isso só prova que basta tu quereres. A sonda foi tirada e o teu almoço foi sopa e banana para sobremesa. Vês? Devagarinho vais lá! Basta teres vontade!

Ao lanche comeste o pêssego que a mamã trouxe. Diz ela que foi com um prazer indiscritivel. Ainda bebeste leite e comeste pão com mateiga e doce. Não é fantástico? Estou muito feliz por ti!

Continuaste a sessões de fisioterapia e além da mamã (incansável!) tiveste duas visitas que gostaste muito. A conversa foi posta em dia e estavas muito bem disposto. Até houve tempo para ires à net (no telemóvel) ver a iNovidades :-)

Disse "um passarinho" que a dares continuidade a dias como os de hoje, vens para casa em duas semanas. Vá... bora lá... Temos de escolher o menu para o jantar, ou então vamos ao Chiado. Boa ideia, vamos ao Chiado!! A mamã vai adorar :-)

Amanhã vou visitar-te outra vez. Vou levar-te uns miminhos, quero ver-te bem.

Um beijo grande,
Rita.

Dia 18: Ainda bem que não registei

Não interessa nada! Depois conversamos Sr. Jorge...

Um beijo (na mesma)
Rita.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O Amor é...

…uma cena estranha que rasga e dói no peito.


É uma vontade de te abraçar e querer-te sempre assim… para mim.
É saber que os teus olhos são lindos cheios de uma alma perfeita… a tua.
É ter-te mas sentir-te fugir.
É querer agarrar-te só para te cheirar.
É primitivo... selvagem.
É saudade diária, é nostalgia permanente.
É ansiedade, medo, pavor…
É muito forte, mas enfraquece-me.

Amo-te muito, miúda gira!
Xi-Coração da mamã :-)

Dia 17: Não queres

Não queres falar;
Não queres comer;
Não queres ler;
Não queres sentar-te;
Não queres ver televisão.

Só te apetece dormir... estás a entregar-te... Não faças isso, Jorge! Temos um jantar maravilhoso à espera, um vinho fantástico... música ambiente, como sempre.

Temos conversas banais e cusquices alheias... Temos garagalhas escondidas, segredos para partilhar... Temos mimos para recuperar... Jorge...

Não percas tempo aí.

Temos que ir ao cinema, lembras-te? Disseste que querias ver "A Origem". Vá... despacha-te a sair daí... tens que querer e tu SABES disso! Anda, Jorge... despacha-te...

Um grande beijo,
Rita.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Adoro começar o dia...

... a entornar café nas fotocopiadoras!

Pergunta proibida: Rita, o que é que estavas a fazer com café junto das fotocopiadoras?

Sono... muuuuito sono...

** Gaja //

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Mamã,não mexas muito...

... senão desmanchas as bolinhas!

da...
** Gaja //

Dias 15 e 16: Que se passa?

Ainda tentei adiar este post, mas não consigo. Lamento ter de escrever que não estás nada bem desde ontem.

A febre continua e agora tens uma infecção pulmonar. Estás novamente a precisar de ajuda para respirar, as análises pioraram.

Hoje fizeram-te um raio-x ao tórax mas nem disseram os resultados à tua mãe. Ela estava triste quando lhe liguei.

Não te apetece falar, na hora da visita estás quase sempre a dormir. Já não comes iogurtes, tens novamente dificuldade em engolir.

Estás mais prostrado, quero acreditar que é só da febre. Nem quero imaginar que isto possa representar uma regressão... Não.

Vais ser medicado, vão fazer-te novos exames e tens que ficar bom! Vais ficar bom, ouviste?

Vais ficar bom!

Um beijo,
Rita.

domingo, 15 de agosto de 2010

Sim, entrei :-)

O tema é trabalho! Um tema sempre delicado aqui no cantinho pois, por norma, despoleta comentários no mínimo estranhos. Enfim... Tudo aconteceu porque a área onde estava integrada mudou de outsource.

Quis o destino que eu não fosse com a equipa para esse novo outsouce e acabei por ser colocada noutra área (dentro da mesma empresa) para ajudar num projecto temporário.

O "convite" foi feito apenas para os meses de Fevereiro e Março. Aceitei, claro. O facto de ser temporário não me chocou minimamente. Tinha outras perspectivas e, verdade seja dita, o meu outsource nunca me desiludiu!

Ainda na primeira quinzena de Março, a coordenação perguntou se havia disponibilidade para me manter até Junho. Não neguei. Em miados de Junho a conversa mudou de figura... 30 de Setembro, sendo esta seria última data apresentada, de certeza absoluta.

Nessa altura o mais certo seria fazer um almoço de despedida e partir para outra. Outra área, outra empresa, outro outsource... whatever... outra coisa qualquer!

Estava convencida que a existir outra conversa seria já dentro do mês de Setembro, para agradecer o meu trabalho, blá, blá, blá e até à próxima. No entanto, fui chamada no dia 12 de Agosto e fiquei a saber que a coordenação me quer na equipa. Entrei! E entrei para ficar :-)

Vão existir reestruturações e vão contar comigo como novo elemento. Estou nas formações como os outros, participo em reuniões de equipa e de área... enfim... entrei :-)

Espero agora fazer um bom trabalho e continuar motivada para dar o meu melhor! O último trimestre do ano promete... Ui-ui...

É bom continuar a ser cor-de-laranja. Gosto :-)

** Gaja //

Dia 14: Estavas em baixo

Estavas cansado, pouco conversador... O teu sorriso para mim foi demasiado discreto e nem ficaste entusiasmado com a revista.

Estavas com febre :-(  Fui pedir a uma enfermeira que te avaliasse e foste imediatamente medicado. As tuas análises estão um bocadinho feias, fazes febre com muita facilidade e sem motivo aparente.

Como estás há muitos dias acamado, estás a perder movimentos nas mãos, os teu dedos estão fechados e rígidos. Fiz-te umas massagens nas mãos, gostaste. Dizias que era bom! Eu fui dizendo umas piadas parvas que te faziam sorrir ligeiramente.

Preferiram não dar-te iogurte; reforçaram a alimentação pela sonda e a coisa que não te agradou. Ainda brincámos sobre que tipo de comida te estivessem a dar. É um saco que tens pendurado de cor acastanhada. Seria feijoada? Ou talvez almôndegas com pomme de terre à la béchamel! Riste um bocadinho, mas estavas tão em baixo...

Ficaste triste quando saímos. Amanhã vais estar melhor, não vais?
Xi-coração apertado,
Rita.

sábado, 14 de agosto de 2010

Ai as horas ...

A gajita tem por hábito comer um iogurte durante tarde na escolinha. Na 6ª feira o papá foi buscá-la mais cedo e antes da hora "normal" ela já estava esfomeada. Achei estranho e perguntei...

Eu: Miúda, comeste o iogurte na escolinha?
Ela: Sim.
Eu: Mas comeste quando?
Ela: Dhu... Eu não sei as horas!

Embrulha...

** Gaja //

Dia 13: Gostei de te ver

Quando cheguei estavas desperto e bem disposto. Conversámos, queixaste-te de um enfermeiro (ou não fosses tu reclamar) e foi dia de comeres sopa.

Pediste-me que te trouxesse uma revista, já tinhas lido a Visão duas vezes e querias uma coisa diferente. Foi uma aventura adivinhar que querias a "Courrier Internacional", mas depois acabou numa risota. Tinha que ser alguma coisa com o pezinho na França! :-)

Falaste nas pessoas que gostarias receber na visita, e foste peremptório na recusa de outras... Seja feita a sua vontade :-)

Para o fim da visita, já estavas cansado, era quase na hora de jantar. Eu e a mamã saimos depois da hora, foi muito bom ver-te.

Um beijo,
Rita.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Dia 12: Uma surpresa

Hoje tiveste uma surpresa. Um amigo foi visitar-te e gostaste. Ele ficou mais tranquilo por te ver, mas especialmente por te sentir lúcido e presente.

Conversaram imenso, sabes? Falaram de cinema, disseste que gostavas de ir ver um filme especial, recordaram histórias antigas, pessoas... até riste das piadas!

Quando ele te entregou os beijinhos e abraços "dos outros" reagiste como se estivesses com cada um. Foste sorrindo ou encolheste os ombros como quem não quer saber. Só tu!

Ainda assim estavas cansado. As noites não têm sido boas e até tiveste febre. Chegaste a assustar a mamã com uma convulsão...Precisas novamente de ajuda para respirar, mas nada de preocupante, é só isso mesmo: uma ajuda :-)

Amanhã vou visitar-te; quero mais um sorriso teu.

Beijo e até amanhã
Rita.

Vai uma boa noticia?

Entrei :-)

Xiu… Depois conto onde e como.

** Gaja //

Dia 11: Exclusivo da mamã

Ontem (11º dia) foi mimo só da mamã! Aproveitaste para dormitar ao som da televisão.

A enfermeira contou que passaste a noite em claro e por isso estavas mais cansado. Nem te apetecia falar… De qualquer maneira, não há-de ser por isso que vamos desmoralizar! Tendo em conta aquele horrível domingo, 01 de Agosto, a tua evolução representa uma escalada do Monte Everest :-)

E tu afinal o que te aconteceu…? No inicio de Julho, tiveste uma afasia que provocou uma lesão no cérebro - as más línguas disseram ao mundo que tinhas tido um AVC, imagina! Nesse dia foste ao hospital, não fosse eu espancar-te por telefone, e acabaste por ir para casa devidamente medicado.

Ao contrário do esperado, os episódios repetiram-se com intervalos cada vez menores; até que ocorreram dois dias seguidos e com bastante intensidade (31 de Julho e 01 de Agosto).

Nesse domingo, foste almoçar fora e quando voltaste para casa reparaste que não tinhas chave para entrar. Querias ligar a uma pessoa a quem podias recorrer (por causa da chave) e por engano ligaste para mim.

Percebi, imediatamente, que não estavas bem. Em 15 minutos estava ao pé de ti e levei-te para o hospital. Fizeste análises, TAC e colocaram-te a soro; os resultados indicaram que o melhor seria internar-te.

A 2ª feira foi o teu prior dia. Deixaste de falar, não reconhecias ninguém… dormias sempre e não tinhas reacções físicas. Perdeste os reflexos, as análises desceram todos os níveis de tudo. Á médica foi muito clara, estavas em risco e havia uma grande probabilidade de não resistires…

As lesões provocadas pela repetição das afasias são graves e não permitem que o cérebro comunique com o corpo. Algumas funções estão adormecidas, outras danificadas de forma irreversível; não sabemos quais...

Estás a recuperar a fala, já conseguiste engolir um iogurte, moves bem os braços mas tens alguma dificuldade no andar. De futuro deverás ter muito cuidado com a tua alimentação e descanso físico para que se reflicta a nível mental.

Agora tratar de te pores forte e reagir ao remédios eu te estão a aplicar. Quanto mais rápido isso acontecer, melhor conseguiremos ultrapassar outras questões. Nós, estaremos sempre cá para ti :-)

Um Beijo grande,
Rita.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Embora a miúda não goste da bebida, mudou-lhe o nome... Optámos por não colocar assento no "é" para da coisa ficar mais... como direi... internacional :-)

Anunciamos assim que a partir de hoje existe a:


...e mais nada!

Agora temos de avisar os americanos.

** Gaja //

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dia 10: Fui visitar-te

Quando entrei exclamaste Olha! Sorriste e reconheceste-me imediatamente :-)

Foi bom ver-te! A tua fala está perceptível, embora por vezes te falte o vocabulário ou existam palavras, mesmo que simples, que teimam em não sair.

O raciocínio existe, a recordação também, a memória recente é que está a atraiçoar-te. Precisas de tempo. Pediste-me que te explicasse o que aconteceu - talvez amanhã escreva sobre o tema.

Não tens sinais de regressão mental, o que é muito bom. Sabes que esse é um dos receios da medicina... questões celebrais nem sempre se explicam, não é? As análises... pois... as análises estão a melhorar.... pouquinho, mas a melhorar!

Continuas a resmungar com as enfermeiras e insistes em tirar os tubos. Não pode ser, Jorge... Fazem parte da tua recuperação. Já ralhei contigo. E foi tão bom ralhar contigo! LOL

Abracei-te, tu sorriste... estavas feliz! Uma enfermeira, bem simpática por sinal, foi ao pé de nós quase no fim da visita. Já estavas a dizer que ainda faltava muito tempo, para ela não me mandar embora! É bom ver o teu mau feito :-)

Já tens o telemóvel para jogar [nada mais!], pediste uma revista [a Visão, claro!] e gostas de ver televisão.

Adorei estar contigo! Agora põe-te bom! Prometi-te um ralhete que ia fazer lamentar teres-me conhecido :-)

Beijo grande,
Rita.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Dia 9: Mais um passo

Mais uma vez as análises teimam em não melhorar, mas tu estás voltar com cada vez mais força! Estranho...

Hoje comeste iogurtes e amanhã vais tentar comer gelatina, uau! Já viste como a evolução foi fantástica?

Falas melhor, aliás, muito melhor... a tua resmunguice está ao rubro. Quando a tua mãe entrou, às hora certa da visista, perguntaste logo se ela não podia ter ido mais cedo... estavas farto de esperar por ela :-)

As Sras. Enfermeiras também já conhecem o teu mau feitio! Queres o telemóvel, o computador, achas que a televisão não chega para ocupar o teu dia. Não queres os tubos, até já tiraste um deles, malandro!

Ainda existem momentos em que te perdes... De repente, sem motivo aparente, não sabes quem és, onde estás nem quem está contigo. Mas felizmente esses momentos são cada vez mais raros e prevalece a lucidez.

Estás a regressar devagarinho, fazes-me sorrir a cada novidade! O que eu adorei saber que comeste um iogurte... Adoro-te, não te atrevas a fazer-me isto outra vez...

Estou ansiosa que chegue amanhã para te ver. Quero conversar contigo, quero entrar nos teus olhos, quero sabe o que tens para me dizer... Disseram-me que querias dar-me um recado, mas não conseguiste. Não faz mal, amanhã dizes-me pessoalmente :-)

Vá... porta-te bem!
Beijo grande,
Rita.

Fim-de-semana pequenino

Continuo a achar que os fins-de-semana deviam ter 3 dias! Isso é que era… temos cenas e cenas para fazer e o tempo não chega. Mesmo que acordemos cedo, temos sempre 1001 coisas para fazer, sitos para ir, amigos para estar… o terceiro dia seria assim como que… o descanso do guerreiro :-)

De qualquer maneira, parece-me um bom sinal. Significa que nos divertimos bastante e aproveitarmos muito todos os bocadinhos.

Sábado tivemos praia de manhã, à tarde bricolarices, um lanche delicioso com os compadres (ups, ainda não vos apresentei a minha afilhada…) ainda laureamos a pevide e acabámos com um jantar muito bom com os tios.

Domingo, a praia foi outra… estava nublado mas um calor abrasador! Ficámos por casa, ainda com as bricolarices, mas adicionámos muita brincadeira, preguiça, mimos e gargalhadas. O jantar foi muito bom, cheio de sorrisos boa energia.

2ª feira… cá estamos… a vontade era de ter ficado por casa em modo slow motion.

Era ou não era?

** Gaja //

Dia 8: Progresso

Ontem foi dia de te levantares. Sentaste-te a ver televisão e gostaste. Ficaste interessado e pensativo.

Ainda tens muita dificuldade em falar, mas queres expressar-te com mais convicção a cada dia que passa. Há pessoas que não reconheces no primeiro contacto, mas alguns minutos depois, recorres aos teus arquivos e identificas perfeitamente! Muito bom!

Percebe-se bem que estás a ficar impaciente, queres tirar os fios, os tubos, o sensor da tensão incomoda-te no dedo. As análises não melhoram nada de significativo, mas estás visivelmente melhor.

Ainda não sabemos como estás, ou melhor "quem" estás… não sabemos se a lesão te fez recuar no tempo ou se te manténs. Ainda assim, prometo, serás sempre o nosso Jorge!

Quero muito ir ver-te de novo. Ficaste feliz quanto te falaram de mim! Repetias o meu nome e eu não estava lá, desculpa… Mas amanhã vou! Vamos conversar, dir-te-ei piadas, vou abraçar-te, dar-te muitos beijinhos (que tu odeias, lol) e ralhar muito contigo!

Até amanhã, Jorge! Até amanhã :-)

Beijo grande,
Rita.

domingo, 8 de agosto de 2010

Dia 7: A boa notícia

Não pude deixar de vir aqui... quero que saibas que foi hoje o dia em que falaste! Finalmente falaste! Ainda não é uma tarefa fácil para ti, mas vais conseguir :-)

Perguntaste por algumas pessoas, sabemos que estás lúcido e tens consciência do que está a acontecer. E sabes o melhor? Até reclamaste com a enfermeira :-) Fiquei tão contente quando soube... A minha vontade de chorar hoje foi de feliz que fiquei... Que bom ver-te a melhorar!

Mas não podes baixar os braços, há ainda um longo caminho... O perigo existe e há riscos muito elevados. Para ficares mesmo, mesmo bom tens de ter muita paciência. As análises continuam estáveis, mas tendo em conta que não pioraram, podemos considerar algopositivo.

Os médicos continuam com dúvidas, não têm detalhes acerca da lesão cerebral. Pedem-nos para esperar. Não por eles, nem por qualquer resultado de um exame especial... Pedem-nos apenas para esperar por ti!

E nós cá estamos... à tua espera!

Beijos grande,
Rita.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Conversa difícil

Hoje vou avisar na escolinha que a Diana já não vai em Setembro. Já imaginei 1000 vezes as palavras… só falta ir ao espelho treinar… LOL!

Ah e tal… para o mês que vem… Não assim não! Sabe, a Diana vaia para um colégio… Não colégio não… mas aquilo é um colégio. Já sei! Olhe no dia 30 a Diana… não… isto é demasiado imperativo… bolas… Olha não quero saber, quando lá chegar logo vejo o que ma sai da boca… vamos ver se não é asneira…

** Gaja //

Este é o dia em que poderás sair do isolamento. Aguardamos indicações da médica. Não posso ir visitar-te, até mesmo para outras pessoas queridas te poderem ver, mas já liguei. E enfermeira disse-me que estás estável. Quanto a mim perturbadoramente estável… Tens que evoluir, sabes? Rápido! É muito importante que queiras… Este é o momento em que vais ser tu a querer reagir e superar esta fase de indecisão.

A dúvida mantém-se… Ainda não está seguro deste lado, nem os médicos sabem… Assusta-me pensar que estás perfeitamente consciente e te sintas preso a esse corpo, a gritar desesperadamente sem ninguém te ouvir. Sofro quando te imagino irritado por não conseguires falar. Quero decifrar os teus olhos como tantas vezes adivinhei palavras.

Mas apetece-me ralhar contigo! Que raiva! Porque é que te permitiste chegar a este ponto? Nada vale, Jorge. Nada! Quando tudo passar, vamos os dois tirar daqui uma grande lição: a vida é linda e nós somos o melhor que há nela.

Quando leres estes posts vais achar uma tolice… Estou ansiosa pelas tuas observações. Volta depressa!

Um beijo grande com muito carinho,
Rita.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Dia 5: Estás a voltar

Hoje não pude ir ver-te, mas pelo telefone tive boas as noticias. Já não precisas de máscara para respirar e estás a recuperar alguns movimentos. De tal maneira que precisaram de te imobilizar, não fosses soltar algum fio enquanto descansas. Daqui a pouco pedes que te levem à varanda para fumares um cigarro :-)

Sei que os teus olhos transbordaram felicidade ao ver a mamã. Que feliz tu ficaste! Ela emocionou-se, tu também. Queres falar mas ainda não consegues. Vá… não queiras tudo de uma vez! Step by step como tu tantas vezes me disseste. Não sei o que revelam as análises, mas isto tem que ser uma boa notícia. Como te vi e como estás agora… estás melhor! Tens que estar melhor!

Agora, devagarinho, dia após dia uma conquista. E por mais pequenina que seja, para nós representa o teu regresso. Sim. Estás a voltar.

Beijo grande e xi-coração,
Rita

De nós...

Não vou deixar de registar aqui cada dia do meu amigo Jorge. Contudo, tanto eu como este cantinho estamos a precisar de renovar energias (obrigada a todos pela força) e por isso mesmo tentarei não me afastar muito do verdadeiro sentido deste blog e relatar as novidades da miúda gira cá de casa.

Na passada 6ª feira, fomos ao pediatra fazer a revisão dos 4 anos. E não é que a miúda está óptima? Não é que não devesse estar, não é isso, mas sabe sempre bem ouvir o Dr. dizer que a nossa patanisca está linda, crescida e que tem um sorriso fantástico.

Mantém o percentil 75 em altura e peso, está bem desenvolvida física e intelectualmente. Descarada como sempre, começou logo a pedir balões e a puxar os cordelinhos aos bonecos que estão na parede do consultório.

Vamos precisar de verificar uma pequena questão oftalmológica, mas nada que não se possa controlar. Dos ouvidos continuam a sair carradas de cera; ainda hei-de descobrir forma de tornar isso rentável, LOL!

Quanto à escolinha, acabou o ano lectivo muito bem. A avaliação foi positiva, o único apontamento foi ao facto de “às vezes” não aceitar um não. Enfim… a quem é que ela sairá? De resto teve nota máxima a tudo o que revela um bom desenvolvimento intelectual.

E porque a vida é feita de mudanças, já no dia 30 de Agosto a nossa Giraça vai para um novo colégio. As instalações são um bocadinho mais longe de casa, mas as compensações são formidáveis. Além das normais actividades de jardim infantil, a escolinha actual proporciona duas acções extra: Música e Ginástica. O colégio para onde vai também tem Música e Ginástica, mas ainda podemos somar Inglês, Informática, Iniciação às Ciências, Horta Pedagógica, Filosofia (imagine-se!), Natação e ainda fazem passeios e visitas.

Ficámos fascinados com as instalações até tem biblioteca, devidamente catalogada. Adorámos a directora, e apaixonámo-nos pelo método de ensino. Os miúdos do jardim infantil têm plano curricular como os da primária, fazem trabalhos e têm de os apresentar. A directora mostrou-nos um trabalho em que as crianças pesquisaram a vida e obra de alguns pintores, escolheram a obra favorita e reproduziram-na. No fim, cada um apresentou o seu quadro e falou do autor. E sabem que idade têm estes miúdos? 5 anos! Sim, 5 anos…

Achamos que este é um passo muito importante, a nossa aposta é elevada, mas por ela TUDO!

** Gaja //

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Dia 4: Esperança

Hoje vi-te. Pareces-me consciente do que se passa à tua volta, mas não sei se estás lúcido... Cheguei a duvidar que me tenhas reconhecido.

Os teu olhar sorriu mas a tua boca não se moveu. Ainda não falas. Recomendei-te que fizesses tudo o que os médicos dissessem e que não te atravesses a gritar com as pessoas. Os teu olhos riram, muito. Gostaste das festinhas que te fiz no rosto. Estavas calmo.

Achei-te visivelmente melhor. Mas a verdade é que o teu corpo, muito fraco, não está a responder... Este tratamento é muito importante, Jorge, tens que conseguir. O médico disse-me que a ultrapassares isto, podes voltar a ser o Jorge de sempre. Tenho esperança, sabes? Tens de recuperar depressa!

Tenho saudades da tua voz, da tua paciência para mim, da forma como me clarificavas as ideias. A tua naturalidade perante as coisas e a vida...

Um dia, num daqueles jantares fantásticos com um bom vinho, vais ler estes posts bacocos e dizer-me "Ai mulher, não há pachooooorra!"

Um beijo grande,
Rita.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Dia 3: Hoje abriste os olhos

Viste a mamã e ficaste feliz. Segundo ela, os teus olhos sorriram ao vê-la. Não falas. Dormes o tempo todo sem que seja necessário sedar-te. Continuas ligado a mil tubos e sensores. Ainda tens uma máscara que te ajuda a respirar.

Estão a aplicar-te um tratamento muito forte, mas o teu corpo não está a reagir. Disseram-nos hoje que vão tentar "outra coisa" mas que se prolonga por duas semanas.

Uma certeza horrivel... estás afectado do teu lado esquerdo, a lesão no teu cérebro é muito grave.

As lágrimas caem-me com tanta facilidade... Tenho tantas saudades tuas... Não consegui ver-te hoje, mas amanhã... Amanhã quero que os bteus olhos se cruzem com os meus e me digam que ainda és tu. Jorge, mesmo que perdido nesse corpo fraco.. és tu que aí estás...

Um beijo,
Rita.

Para o Jorge...

…um Amigo muito especial.

Não estás bem. Sinto-me impotente e triste. Apetece-me gritar contigo: O que é que estás aí a fazer? LEVANTA-TE! Sai dessa cama de hospital e vem dizer-me, como tantas outras vezes, que não há pachorra seja para o que for… estou desejosa de te ouvir…

Alguém vem acalmar-me. Entendo que não posso fazer nada… Mentalizo-me… vejo-te assim… tranquilo e sereno.

Peço a Deus que cuide de ti e te permita o melhor… mesmo que isso signifique perder-te.

Obrigada por teres entrado na minha vida!
Um beijo e xi-coração,
Rita.

;;

Todos pensam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos...

....quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?

Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro da própria casa e recebe o exemplo dos seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive.